Portal MEC
www.ufrj.br
 
Mestrado, Residência e Cursos
Assédio Moral
 
 
 
 

 
 
    
   
Edital n° 596 de 19 de setembro de 2017

Seleção para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRJ.

O Diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) comunica, pelo presente edital, a abertura de inscrições para o concurso destinado ao provimento de 10 vagas para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em 2018.
O curso é destinado aos profissionais da área de saúde, exceto médicos, e aos graduados em Saúde Coletiva. O curso tem duração de vinte e quatro (24) meses, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com carga horária semanal de sessenta (60) horas, com trinta (30) dias de férias por ano. Leia mais. (pdf)

- Ficha de inscrição: clique aqui

- Calendário do processo seletivo: Clique aqui

- Referências Bibliográficas: Clique aqui

Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

Unidade acadêmica responsável
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva IESC/UFRJ - Convênio com o Ministério da Saúde/Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (NERJ/MS)


Endereço:

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ
Avenida Horácio Macedo, S/N - Próximo a Prefeitura Universitária da UFRJ

Ilha do Fundão - Cidade Universitária
CEP 21941-598, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel: (21) 2598-9331 Fax: 2598-9271
E-mail: residencia@iesc.ufrj.br


Objetivos do curso


Objetivo geral
  • Formar sanitaristas, graduados em diferentes áreas da saúde, para compreender os determinantes do processo saúde doença na comunidade, no trabalho e no meio ambiente, e desenvolver ações de saúde coletiva nas diferentes esferas do Sistema de Saúde.


Objetivos específicos

  • Identificar os condicionantes de saúde das populações e elaborar propostas de intervenção, desenvolvendo atividades de planejamento, organização e avaliação de programas, serviços e sistemas de saúde e atuando em equipes multiprofissionais;

  • Identificar os aspectos culturais e sócio-econômicos envolvidos na determinação das condições de saúde das populações;

  • Conhecer os modelos de atenção à saúde e as estratégias de intervenção;

  • Realizar diagnósticos das condições de saúde e dos serviços, inquéritos epidemiológicos e ações de vigilância em saúde;

  • Participar em conjunto com a equipe de saúde das atividades de planejamento, organização, administração e avaliação de ações de saúde na rede de serviços;
  • Identificar riscos relacionados a atividades profissionais e ao meio ambiente.
     

Número de vagas: 10 (dez) vagas por ano

Período de realização: 24 (vinte e quatro) meses

Carga horária total: 5.760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas

Carga horária semanal: 60 (sessenta) horas

População alvo: O curso é destinado a profissionais de saúde, exceto médicos.
 
Bolsas: Os alunos-residentes perceberão bolsa mensal, financiada pelo Ministério da Saúde - Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (NERJ) durante os 24 (vinte e quatro) meses de duração do curso.

Diretrizes Pedagógicas
: As atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva são agrupadas nos canais teórico, teórico-prático e prático. Os canais teórico e teórico-prático são compostos por disciplinas, nas quais são desenvolvidas atividades como aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos e exercícios, sob coordenação de professores do IESC/UFRJ, e com participação eventual de tutores e preceptores. Tais atividades são desenvolvias no IESC/UFRJ. As atividades práticas são desenvolvidas sob forma de treinamento em serviço, nas instituições que compõem o SUS, sob supervisão dos preceptores e orientação dos tutores.

O Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do IESC/UFRJ está organizado em consonância com as Resoluções 2 e 3 de 4 de maio de 2010 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, e com a Resolução CEPG/UFRJ Nº 3 de 11 de dezembro de 2009.

Parcerias: Atualmente, para o desenvolvimento das atividades práticas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, foram firmados termos de cooperação técnico-científica entre o IESC/UFRJ, responsável pela coordenação acadêmica, e as seguintes instituições: Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Fundação Municipal de Saúde de Niterói e Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita. Nelas, os alunos atuam sob supervisão e orientação nas redes de atenção básica e especializada, assim como nas estruturas regionais e centrais de gerência e coordenação. Além das instituições acima listadas, os alunos desenvolvem atividades práticas no Hospital dos Servidores do Estado (HSE) e no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ (HUCFF/UFRJ)
.
 
 
 
Conectado à Internet através do Núcleo de Computação Eletrônica - NCE/UFRJ e RedeRio de computadores