cadsc glogo

Para contribuir com a publicação da produção científica da área, foi criado o periódico Cadernos Saúde Coletiva, que vem crescendo em prestígio junto à comunidade científica da Saúde Coletiva, já indexado no LILACSao Scielo e buscando indexação a outras bases de dados e índices bibliográficos.

O periódico “Cadernos Saúde Coletiva” é editado, trimestralmente pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e publica trabalhos considerados inéditos e relevantes para a área da saúde pública.

 

Volume 33 - nº 3 - jul/set. 2025 


 Artigos Originais

Resumo

Introdução:  O Núcleo Ampliado de Saúde da Família deve fornecer suporte especializado e aumentar a resolutividade do cuidado na Atenção Primária à Saúde.

Objetivo:  Analisar as demandas de trabalho de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família nos anos de 2017 e 2018.

Método:  Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental, cujas fontes foram atas de reuniões com profissionais do Núcleo e de equipes de Saúde da Família de uma Unidade de Saúde do Distrito Federal. A análise dos dados ocorreu em duas etapas: análise de similitude, realizada pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes ET de Questionnaires; e análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:  Na análise de similitude, em relação às demandas de trabalho, em 2017 emergiram situações de abuso sexual, depressão, violência doméstica e uso de drogas; já em 2018, as solicitações foram as mesmas, acrescidas do abuso de álcool. Na análise de conteúdo, identificaram-se duas temáticas recorrentes: demandas específicas de cada profissional e demandas de atuação interprofissional.

Conclusão:  As demandas mais observadas revelaram a complexidade do trabalho do Núcleo e a sua importância para o fortalecimento da Atenção Primária, embora inserido em um contexto de corte financeiro.

Palavras-chave:
atenção primária à saúde; estratégia saúde da família; saúde pública

Topo